Pedir uma segunda via de certidão é muito fácil – você nem precisa sair de casa.
Confira o passo a passo para fazer a solicitação online no 2º REGISTRO CIVIL LIBERDADE:
- Acesse o site Segunda Via Online.
- Escolha o serviço desejado. Estão disponíveis segundas vias de:
- Ao pedir um dos serviços acima, você também pode, adicionalmente, solicitar apostilamento de Haia, ter a firma reconhecida ou receber cópia autenticada dos documentos.
- Além disso, é possível fazer buscas de certidão (nascimento, casamento ou óbito) no sistema e acompanhar seu pedido.
- Para certidão de nascimento, casamento ou óbito, escolha o formato do documento que irá receber e a quantidade (para procuração, basta escolher a quantidade):
- 2ª via atualizada (breve relato);
- Inteiro teor (digitada);
- Inteiro teor – cópia do livro (reprográfica);
- Minicertidão.
- Preencha os campos com os dados pessoais do registrado e do solicitante.
- Escolha o modo como deseja receber o documento:
- Sedex;
- Carta registrada;
- Retirada no balcão.
- Clique apenas uma vez no botão “Enviar pedido” e aguarde a resposta da Serventia. Nós receberemos a sua solicitação, analisaremos e entraremos em contato por e-mail, em até dois dias úteis, enviando o link para pagamento do serviço.
- Uma vez efetuado o pagamento, daremos andamento ao pedido e, ao término do processo, enviaremos o documento no formato escolhido.
- O prazo de postagem da certidão nos correios é de cinco dias úteis após a confirmação do pagamento. Para buscas, o prazo para resposta é de um dia útil, via e-mail.
Pedidos para outros cartórios
Você também pode fazer a sua solicitação para outros cartórios. Neste caso, siga os passos abaixo:
- Acesse o site Segunda Via Online.
- Escolha o estado e, em seguida, o cartório de origem.
- Estão disponíveis segundas vias de:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito.
- Ao pedir um dos serviços acima, você também pode, adicionalmente, solicitar apostilamento de Haia, ter a firma reconhecida ou receber cópia autenticada dos documentos;
- Escolha o formato do documento que irá receber e a quantidade:
- 2ª via atualizada (breve relato);
- Inteiro teor (digitada).
- Preencha os campos com os dados pessoais do registrado e do solicitante.
- Escolha o modo como deseja receber o documento:
- Sedex;
- Carta registrada;
- Retirada no balcão.
- Clique apenas uma vez no botão “Enviar pedido” e aguarde a resposta. O cartório receberá a sua solicitação, analisará e entrará em contato por e-mail, em até dois dias úteis, enviando o link para pagamento do serviço.
- Uma vez efetuado o pagamento, o cartório dará andamento ao pedido e, ao término do processo, enviará o documento no formato escolhido.
- O prazo de postagem da certidão nos correios é de três dias úteis após a confirmação do pagamento.
Comentários